- Texto objeto: Escrever - ou reescrever - um texto, dando-lhe a forma de um objeto relevante na sua significação.
- Número puxa palavra: Escrever por ordem, no início de cada linha, os números de 1 a... Escrever um (con)texto para esses números.
1 menino fugia de
2 leões com
3 cabeças e
4 patas. Quando encontrou ajuda, disse
5 vezes: obrigado!
6 vezes rezou. E, em
7 segundos, ajudou a meter os leões na jaula de
8 cm de largura,
9 cm de comprimento e constituída por
10 grades.
Hugo (6.º ano)
- Literatura definicional: Num curto texto - uma frase apenas - substituir todas as palavras lexicais (nomes, adjetivos, verbos e certos advérbios) pela sua definição encontrada no dicionário.
"Num dia de muito calor, um leão e um javali, cheios de sede, foram beber a um charco."
Num tempo que decorre entre o nascer e o pôr do Sol de muita energia associada com o movimento individual de átomos ou moléculas de um corpo, um robusto mamífero carnívoro da família dos Felídeos que existe nas selvas da África e da Ásia, mas domesticável e que é considerado o rei dos animais, e um mamífero corpulento, artiodáctilo, porcino selvagem da família dos Suídeos, espalhado ainda em muitos países da Europa mas raro em Portugal e de carne muito apreciada, também conhecido por javardo, fartos da sensação causada pela necessidade de beber, foram impregnar-se a uma porção de água estagnada e pouco profunda.
Marta e Filipa (6.º ano)
- Pratos especialíssimos: Inventar um nome para um prato - associando elementos da área da alimentação a elementos divergentes mas com nexo poético ou simplesmente surpreendentes.
Olho de pescada chorado
Arroz de pato ao luar
Sardinhas assadas na algibeira
(Alexandre O'Neill, ob. cit.)
- Retalhos para tecer histórias: Dadas cinco frases soltas, produzir um texto narrativo em que elas se integrem.
- Baú do tesouro: Retirar duma caixa um ou mais objetos plurissignificativos (espelhos, caixas, lanternas, fitas, tecidos, conchas, esferas, papel celofane de várias cores, objetos brilhantes de vidro e metal...). Escrever um texto a partir dos objetos escolhidos.
- Frases em leque: Dobrar em leque uma folha de papel para circular pelo grupo (5/6 elementos ou uma fila). Atribuir a cada elemento uma destas questões: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Porquê? Cada um imagina uma resposta para a pergunta que lhe coube, escreve-a, fecha a dobra do leque e passa-o ao seguinte. O último abre o leque e lê, fazendo as concordâncias necessárias, a frase que resultou.
Espero que tenham gostado e que fique a vontade de conhecer a obra na sua totalidade. Eu tenho-a e tem sido muito útil!
Sem comentários:
Enviar um comentário