Educação Pré-Escolar

     Quando estive a estagiar comprei a obra O Livro das Brincadeiras de Bernardina Felgueiras através do site da Wook. Achei o livro tão interessante que aconselho que também o comprem. De qualquer forma, vou deixar aqui algumas atividades, presentes no livro, para que quem não tenha possibilidade de o comprar, possa pelo menos aprender algo do que ele contém.
  • Quais as diferenças no conteúdo da cesta?
     Apresente às crianças uma cesta com frutas e verduras. Peça-lhes que observem bem o conteúdo da cesta. Terão depois de sair por um momento. Nessa altura, modifique algumas coisas: retire uma maçã ou troque-a por uma cenoura, ponha a alface com as folhas para baixo, em vez de uma laranja ponha um limão, etc. As crianças serão convidadas a entrar de novo e a ver se conseguem descobrir as diferenças. Em seguida, poderão ser elas a modificar o conteúdo da cesta para que seja o adulto a descobrir as diferenças. As crianças podem jogar entre si desde que os frutos ou as verduras não sejam delicados ou sujem. Poderá também dar-se um limite nas diferenças a descobrir: três diferenças, cinco diferenças...

  • Jogo com dedos
    Este jogo destina-se a crianças pequeninas. Estas também precisam de muita atenção e gostam que o adulto brinque com elas. Não poderão desenvolver-se harmoniosamente sem isso. Aliás, uma criança pequenina feliz ri-se muito e gosta que a façam rir. As crianças pequenas pedirão que repita este jogo vezes sem conta e quererão fazê-lo elas mesmas. Levante a mão com os dedos para cima e vá apontando cada um dos dedos à vez com a outra mão, enquanto diz as palavras.

      Este gordinho aqui está sempre a comer
      E este não pára de apontar
      Este grandalhão gosta de aparecer
      E este vaidoso aqui só se quer enfeitar
      Mas o mais pequenino chora às vezes baixinho.

    Estes versos poderão servir de pretexto para falar com as crianças mais crescidas sobre sentimentos: o que é que as faz rir? O que é que as faz chorar? Peça-lhes que contem uma história alegre. Peça-lhes que contem uma história triste. O que é que pode consolar? Cada criança poderá contar como consegue consolar-se. Com quem? Aonde? A natureza consola? A música consola? A amizade consola? E o convívio? E dar um grande passeio? E brincar? E rir?

  • E se eu tivesse sempre um amigo ao pé de mim?
     Todos sabem quanto uma criança gosta de ter um amigo ao pé de si: o seu ursinho, um travesseiro ou um cobertor poderão fazer com que se sinta segura. Poderá confecionar um fantoche com uma luva ou um gorro velho, ou ainda comprar um numa loja ou numa feira. Através do fantoche fale com o seu bebé, dizendo-lhe coisas agradáveis e meigas que lhe criem autoconfiança, como: "Para mim, não há ninguém mais querido", "Gosto muito de ti", "És o mais lindo", "Como gosto de te ver rir!", etc. "Como se chama o meu menino (ou a minha menina)? É Pedro? É sim, é Pedro!" (Mesmo que o bebé só tenha dito "ble, bla, bla", serve.) Poderá dar outro fantoche à criança, que gostará de falar através dele e se sentirá mais confiante.

  • Lengalengas para rir... e aprender!
     Todos sabemos quanto é mais fácil decorar seja o que for quando conseguimos pôr as palavras numa cantilena ritmada. Tratando-se de uma criança pequena, para decorar por exemplo as horas das várias tarefas e refeições do dia, podemos sugerir:

      Às oito horas levantar
      E vamos logo a lavar
      E a seguir vestir a roupa.
      Às oito e meia comer
      Pão e leite pode ser
      Com frutas e cereais.
      Às nove chega-se à escola
      Com a mala e tudo mais.
      E então toca a aprender
      Divertir e conviver.
      Ao meio-dia é o almoço
      Com sopinha e alvoroço
      E peixe e carne e puré,
      Saladinha de legumes
      Prá saúde assim é que é.
      Vamos depois descansar
      Até às duas ou três.
      E é brincar outra vez
      E aprender já se vê.
      Às seis lá vem a mamã
      Ou a tia ou o papá
      E vamos prà nossa casa
      Tomar banho e descansar.
      Às oito toca a jantar
      E às nove na caminha
      Vamos a adormecer
      Com o ursinho
      Abraçado
      Mesmo, mesmo ao nosso lado
      Lindos sonhos vamos ter.

     As crianças mais crescidas poderão tentar fazer lengalengas que as ajudem nas várias disciplinas... e as façam rir. Se os pais e os professores ajudarem, será mais fácil.

  • Familiarização com animais
      Diga os versos seguintes fazendo os gestos respetivos:

Todas as vaquinhas vão ao campo pastar (todos se põem em fila)
Com o cão-pastor que as segue a ladrar (correr como um cão ladrando)
Baloiçam o corpo, vão a ruminar (baloiçar o corpo e fazer o gesto de mastigar)
Quem me dera ir com eles brincar (correr e saltar)
E depois à noite cansado regressar (andar devagar com ar cansado).

    Aproveite o jogo para mostrar carinho em relação aos animais e ir ensinando a não lhes fazer mal, a fazer-lhes festas, a respeitá-los.

  • Brincadeiras com um espelho
     Vá lendo à criança a história da Branca de Neve. Dê realce aos diálogos com o espelho mágico. Pegue depois num espelho e faça caras engraçadas. Entre em diálogo com ele:

      Espelho, espelho meu,
      Haverá outra mais engraçada do que eu?

      Há sim, por aqui...
      Há essa menina (ou menino) que está ao pé de ti!

    Peça às crianças que façam também caras sorridentes e divertidas para o espelho. Depois, pegue de novo no espelho e exprima várias emoções diante dele: zanga, tristeza, espanto, susto, sono, amuo... As crianças deverão dizer a que corresponde cada expressão. Peça às crianças que façam também diante do espelho caras de zangado, admirado, etc.

  • Desenhar com palitos
    Forneça às crianças alguns palitos. Peça-lhes que os juntem de modo a fazer desenhos. Poderão desenhar animais, flores, casas, mas também composições: uma casa com um jardim florido, um moinho à beira de um rio, etc. Ajude as crianças menos habilidosas e mais impacientes, ou melhor, peça às outras crianças que as ajudem.

  • Atirar, acertar
     Enquanto as crianças não tiverem idade para jogar basquete, poderão, desde pequeninas, treinar a sua pontaria com cestas de roupa. Comece por, diante delas, atirar para dentro da cesta: bolas de borracha, bolas de papel, peluches pequenos. Leve as crianças a imitar o seu gesto, aproximando a cesta de modo a tornar-lhes a tarefa possível. Irá afastando a cesta à medida que as crianças ganhem prática. Os objetos não têm o mesmo peso e as crianças deverão aprender a adaptar o seu esforço à forma e ao peso daquilo que atiram.

  • Os abrigos na montanha
     Com um pedaço de giz, desenham-se círculos no chão a fazer de abrigos e um círculo maior que será a caverna do homem das neves. Uma criança faz de homem das neves, enquanto as restantes deverão movimentar-se atentas ao homem das neves. Se este apanhar alguma, levá-la-á para a sua caverna. Quem estiver no abrigo só ficará a salvo se outra criança entrar nesse mesmo abrigo sem ser tocada pelo homem das neves, mas, se o homem das neves apanhar as duas, levá-las-á para a caverna e não poderão ser salvas. Este jogo apela à entreajuda, mesmo em situação de perigo.

  • Brincar a fazer programas de rádio e televisão
Seria bom começar por visitar os bastidores de uma rádio e de uma televisão. Escolhem-se quais os elementos do grupo que tratam das notícias, da música, das peças teatrais, dos filmes... Quais são os que vão gravar? Quais os que diariamente irão trazer novas ideias? Hoje em dia, com o auxílio do DVD, do telemóvel, do CD-ROM. nada disto é difícil ou impossível.


Apresentei aqui 10 atividades, mas o livro tem muitas mais e todas muito diferentes, abrangindo as diversas áreas do conhecimento. Todas são de fácil perceção e económicas. O que sabem que me agrada muito. Calculo que a vocês também. Escolhi estas atividades aleatoriamente, por isso não escolhi por serem melhores ou piores do que as restantes, até porque acho que o livro é interessante na sua totalidade. Espero que tenham gostado e que fiquem com vontade de saber mais.

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