terça-feira, 12 de agosto de 2014

Aprender nas férias sem deixar de se divertir...

Estamos de férias e queremos muita diversão, deixando de parte todas as formalidades das aulas. Com o calor a bater à porta temos uma imensa vontade de ir para a praia. Mas o que fazer enquanto se faz a digestão? É uma questão que muitas pessoas colocam. De seguida irei apresentar algumas ideias muito interessantes e que de certa forma estão aliadas a momentos de aprendizagem divertidos.

  • Dominó
Este jogo é muito divertido e permite passar um bom momento em companhia de familiares ou amigos. O modelo apresentado na imagem ao lado é ainda mais atrativo do que o modelo original (preto e branco) pela quantidade de cores. É um jogo de fácil transportação, sendo que o pode colocar num saco ou numa caixa. Caso não tenha um dominó, também o pode construir sem muitos gastos. O que, atualmente, é um fator de grande relevância. Para a sua construção só precisa de folhas de papel e caneta. Dobrando a folha de papel de modo a obter retângulos, pode cortá-los pela dobra obtida no momento da dobragem, sem necessitar de uma tesoura. É importante que todas as dobras sejam bem vincadas para conseguir rasgar bem o papel. Depois de ter os retângulos basta marcá-los com a caneta. Também pode fazer desenhos em vez de pintas. Dê largas à imaginação e divirta-se com o seu novo jogo.

  • Caixa do mar
Quando estamos na praia e vemos alguma concha bonita temos a tendência de a guardar. Então, porque não aproveitar e levar uma caixa connosco para a praia e um tubo de cola e enfeitar a caixa com as conchas? Pode colá-las aleatoriamente como vemos na imagem ao lado ou formar desenhos com elas (coração, clave de sol, palmeira, etc).
É uma atividade económica e muito divertida.


Hoje apresentei estas duas atividades que são muito interessantes e que permitem bons momentos. Para além de serem económicas. Quem é educador ou professor sabe que ao realizar estas atividades também está a trabalhar, implicitamente, as diferentes áreas do conhecimento. E estão a fazê-lo de uma forma lúdica e atrativa, sendo duas características bastante apelativas no desenvolvimento da aprendizagem. Assim, as crianças podem divertir-se e aprender ao mesmo tempo, aproveitando ao máximo as férias de verão. Realço, ainda, que ambas as atividades podem ser realizadas em qualquer idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário