domingo, 7 de setembro de 2014

Atividades criativas na pré-escola

     Hoje é domingo mas consegui arranjar um tempinho para vir aqui deixar-vos mais algumas dicas de atividades... O livro de onde retirei as atividades que apresentarei destina-se à Educação Pré-Escolar. No entanto, não se esqueçam que qualquer atividade pode ser realizada em qualquer nível educativo, basta adaptá-la às necessidades e capacidades das crianças. O livro tem como título "Actividades criativas na pré-escola" e tem como autora Sylvia Dorance.


  • O moinho de cores
3/4/5/6 anos

Número de sessões: 2

Material:
  • Caixas redondas de queijo (por exemplo) de diferentes diâmetros, bobines vazias, corda e lápis para o fabrico dos moinhos (ver indicações). Para os 3/4 anos, o educador deverá fabricá-los ele próprio de antemão.
  • Discos de papel de desenho num formato ligeiramente inferior ao da caixa de queijo.
  • Pequenos copos cheios de tintas líquidas (ou de tinta permanente).
  • Cola forte.
  • Lápis e suportes (plasticina ou outros...).
1.ª sessão:

Fabricação do moinho

As crianças colam o fundo de uma caixa redonda sobre o cimo de uma bobine vazia. Atam à bobine a extremidade de uma corda de 40 centímetros, que devem enrolar completamente. Colocam a bobine sobre um lápis seguro por um colega ou fixado sobre um suporte (bloco de plasticina...). Quando as crianças puxam a corda de forma repentina, a caixa roda: o moinho funciona.

2.ª sessão:

Caixa de surpresas

As crianças colocam um disco de papel no fundo da caixa de queijo, puxam a corda e fazem mover o moinho. Deixam, então, cair algumas gotas de tinta sobre o papel. A força centrífuga faz o resto! Quando o moinho pára, é a surpresa.
Podem utilizar-se várias cores, brincar com a fluidez da pintura...

Desenvolvimentos possíveis
  • Utilizar escorredores de salada aplicando o mesmo princípio. As crianças introduzem uma folha no escorredor de salada; deixam cair algumas gotas de tinta e "escorrem-na"! O resultado é equivalente ao entusiasmo com que derem à manivela!
  • Descobrir os diferentes tons de uma mesma cor (com tinta escura, em seguida, e cada vez mais clara). Brincar com as cores primárias de modo a descobrir as respectivas misturas.
  • Continuar à procura do efeito surpresa com outras técnicas (folha coberta de manchas de tinta, dobrada em duas; técnica do papel na tina, folha coberta de tinta permanente, salpicada de sal grosso...).
  • Fabricar outros moinhos (de água, de vento, de areia), piões... para abordar a noção de energia mecânica.
  • Propor um jogo de criação poética que consiste em procurar palavras terminadas em "nho" (ou em outro som) e escrevê-las num pedaço de papel (ou desenhá-las). Depois misturam-se e são reutilizadas numa invenção poética.
  • Trabalhar a motricidade a partir do verbo "rodar" (sobre si próprio, fazer uma roda, dar uma cambalhota...).
Objetivos específicos:
  • Favorecer a criatividade.
  • Verificar os efeitos produzidos.
  • Iniciar-se na mistura de cores.
Objetivos transversais:

Leitura
  • Descodificar e seguir um procedimento (construção de um moinho para os 4/5/6 anos).
Métodos de trabalho
  • Elaborar um projeto individual e levá-lo a cabo.
  • Prever as tarefas, os utensílios e os materiais.
Tecnologia
  • Formular hipóteses.
  • Experimentar, utilizar processos empíricos para fazer funcionar os mecanismos simples.
Estruturação do espaço
  • O círculo.
Abordagem das medidas
  • Classificar, ordenar círculos de diferentes diâmetros.
Pequenos truques:
Atenção à tinta que salpica! Pode aumentar a altura dos bordos com linguetas de cartão largas.

  • Marchetaria
3/4/5/6 anos

Número de sessões: 1

Material:
  • Sobras de couro (peça a um sapateiro que as guarde), papéis, tecidos... recortados em losangos, quadrados, trapézios, etc. (apenas formas com lados bem direitos para que, em seguida, seja mais fácil justapô-los).
  • Cola forte.
  • Suporte rígido: tabuleiro de madeira, caixa de cartão.
Sobras para colar

A partir de todas as pequenas sobras de couro, peça às crianças que revistam o suporte escolhido. Tudo é possível: composição abstracta baseada em jogos de cores, de materiais, de formas... ou desenho figurativo (para os mais velhos, porque é uma operação complexa). Os pedaços são colados com cola forte.

Desenvolvimentos possíveis:
  • Proponha às crianças que "escondam" diferentes objectos de desperdício, que os vistam a seu gosto de modo a, com as mãos, criar esculturas insólitas.
  • Pode também utilizar-se esta técnica apenas bidimensionalmente, realizando obras não figurativas ou trabalhando a partir da realidade para a transformar. Por exemplo, se dispuser de um microscópio, ou de fotografias ampliadas de asas de borboletas, peça às crianças que observem como é que as lâminas se organizam em cada asa. Depois proponha-lhes que realizem bidimensionalmente uma magnífica borboleta imaginária de lâminas de couro ou de papel! Mesmo princípio para uma tartaruga, para peixes...
Objetivos específicos:
  • Perceber o mundo sob um ângulo estético: dispor as formas e as cores, brincando com as relações de valor, os materiais.
  • Abordar a noção de volume.
Objetivos transversais:

Estruturação do espaço
  • Revestir uma dada superfície.
  • Manipular e dispor as formas geométricas (quadrados, retângulos, losangos, trapézios) de diferentes tamanhos.
Abordagem do número
  • Comparar objetos, separá-los, classificá-los.
Métodos de trabalho
  • Levar a cabo um projeto individual, prevendo as tarefas, os utensílios e os materiais necessários.
Resolução de problemas
  • Incrementar estratégias de pesquisa para realizar o seu projeto.
Pequenos truques
    Se as crianças escolherem realizar um desenho figurativo, é preferível que o realizem ao comprido e sem colar, num primeiro tempo. Em seguida, apenas terão que colar os pedaços uns após os outros sobre o suporte. Mais vale, de qualquer modo, limitar os desenhos figurativos a um conjunto de cerca de uma dúzia de peças.
    A utilização de livros-recurso tendo como assunto a marchetaria pode revelar-se útil para enriquecer as criações das crianças.
    É possível pedir aos mais hábeis e mais velhos que recortem eles mesmos, de modo bem nítido, as diferentes formas a colar.

  • O pequeno museu
3/4/5/6 anos

Número de sessões: pelo menos 2

Material:
  • Cola forte, tesouras.
  • Caixas de queijo redondas em madeira (ou em cartão).
  • Folhas de acetato transparente.
  • Algodão hidrófilo ou pedaços de tecido ou de veludo de cor.
1.ª sessão:

Colheita miraculosa

Por exemplo, para fazer o museu da praia, começam por dedicar-se todos a uma recolha miraculosa: bocados de algas, pequenas conchas, calhaus rolados e polidos pelas ondas, fragmentos de rede ou de bóias de cortiça, patas de caranguejo...
Variante:
Pode deste modo, realizar-se o museu da floresta, do parque, do campo...

2.ª sessão:

Museu exposto na montra

De regresso à sala de aula, peça às crianças que escolham, de entre todos os elementos recolhidos, aqueles que lhes pareçam os mais interessantes. Depois, cada uma instalará esses objetos numa mini-montra: uma caixa de queijo cuja tampa é retirada e substituída por acetato sobre o reverso e cujo fundo é forrado com um pedaço de algodão hidrófilo ou de veludo de cor.

Desenvolvimentos possíveis:
  • Pode tentar obter algumas caixas volumosas (em madeira). Isso permitirá às crianças que o desejem partilhar o respetivo tesouro e realizar em pequenos grupos "grandes" montras.
  • O adulto pode também realizar, a partir de grandes caixas de cartão às quais terá rebaixado os bordos, uma ou várias séries de montras que permitirão organizar um trabalho coletivo, com toda a sala, realizando diversas montras (minerais, vegetais...). Este tipo de atividade permite levar as crianças a colaborar,a refletir sobre as suas escolhas e a justificá-las.
Objetivos específicos:
  • Desenvolver a criatividade.
  • Observar, dispor, pôr em cena diferentes objetos.
  • Estabelecer relações afetivas e sensoriais com os materiais.
Objetivos transversais:

Estruturação do espaço
  • Sobre um suporte, colocar os objetos uns em relação aos outros.
Aquisição de autonomia
  • Exprimir as suas preferências.
  • Imaginar, criar encenações a partir de objetos dados.
Método de trabalho
  • Procurar a qualidade da apresentação do seu museu.
Pequenos truques
   Pense em ficar os objetos com um pingo de cola forte sobre o fundo da caixa, isso evitará o desastre ao menor movimento da montra (sobretudo nos dias de mau tempo).


   Para além destas atividades, o livro contém muitas mais e são todas diferentes, interessantes e motivadoras. Por isso acho que o ideal será mesmo tentar adquirir o livro tal como eu fiz, através da Wook! Espero que tenham gostado e que fiquem com vontade de saber mais!

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