sábado, 6 de setembro de 2014

Relaxar as crianças no jardim de infância

     Prestes a começar um novo ano letivo, os educadores deparam-se com crianças muito energéticas e que mesmo sendo uma característica muito boa em crianças de tenra idade, por vezes complica o trabalho de ambos. Assim, resolvi apresentar algumas atividades que poderão facilitar esse trabalho. As atividades que vou descrever foram retiradas da obra "Relaxar as crianças no jardim de infância" de Michèle Guillaud. É uma obra muito interessante, que adquiri, e está organizada por meses, ou seja, a autora apresenta algumas atividades consoante o mês e respeita a organização mensal do ano letivo. Começa por apresentar atividades para setembro e termina em junho. Neste caso, irei apresentar apenas três atividades, correspondendo à seguinte ordem: setembro, outubro e novembro.

  • O senhor Polegar
Jogo dos dedos

Objetivos:
  • Acalmar e descontrair através da concentração numa das partes do corpo (neste caso, os dedos).
  • Aprender a sussurrar.
Realização:
  • Inicialmente, este exercício pode ser feito de forma sistemática no início da tarde. Posteriormente, no início de qualquer momento de agrupamento.
Organização:
  • As crianças estão sentadas em cadeiras dispostas em círculo.
Desenvolvimento da sessão:

  • O educador deve colocar-se no meio das crianças. Mostra a sua mão, com todos os dedos esticados, e começa a falar suavemente, fazendo momentos de silêncio entre cada frase:

                  - O senhor Polegar tem sono.
                  - Deito-o.

           Dobrar o polegar sobre a palma da mão.

                  - Fecho a porta da cozinha.

           Dobrar o indicador.

                  - Fecho a porta da sala de jantar.

           Dobrar o médio.

                  - Fecho a porta da casa de banho.

           Dobrar o anelar.

                  - Fecho a porta do quarto.

            Dobrar o mindinho.

Nota: Se as crianças manifestarem dificuldade em dobrar os dedos uns a seguir aos outros, podem ajudar com a outra mão.

  • As duas frases seguintes são pronunciadas sussurrando e olhando para o punho fechado:
                  - Senhor Polegar, estás aqui?
                  - Chiu! Estou a dormir!


  • Após esta resposta, deixar o silêncio instalar-se novamente. Prolongar o tempo de silêncio e baixar o volume da voz cada vez mais, dia após dia. A seguir, retomar a palavra murmurando:
                  - Senhor Polegar, estás aqui?

  • Ficar algum tempo em silêncio e depois falar cada vez mais alto mas conservando uma voz muito suave:
                  - Upa! Vou sair!

           Desdobrar o polegar.

                  - E digo bom dia a toda a gente.
                  - Bom dia a ti, indicador!

           Opor o polegar e o indicador.

                  - Bom dia a ti, médio!

           Opor o polegar e o médio.

                  - Bom dia a ti, anelar!

           Opor o polegar e o anelar.

                  - Bom dia a ti, mindinho!

           Opor o polegar e o mindinho.

Nota: A introdução dos nomes dos dedos constitui uma aquisição de vocabulário benéfica para as crianças da sala dos 3-4 anos.
  • Para terminar, sacudir a mão para descontrair os dedos.
  • O Gorila
Contração/Relaxamento

Objetivos:
  • Exagerar as tensões musculares para tomar consciência delas e poder relaxar.
  • Trabalhar a respiração.
Realização:
  • No início da tarde. Este exercício poderá depois ser retomado parcialmente, em qualquer altura do dia.
Organização:
  • As crianças estão sentadas no chão, em bancos ou em cadeiras. Este exercício pode igualmente ser realizado quando as crianças estão de pé, quando se colocam em fila, quando voltam do recreio, etc.
Desenvolvimento da sessão:

      Para qualquer uma das sequências seguintes, regular a respiração da forma que se segue: respirar, contraindo-se; manter a pressão durante alguns segundos respirando de modo muito fraco, depois repousar, inspirando então o mais possível. O objetivo consiste em produzir ao mesmo tempo um relaxamento muscular e uma amplificação da respiração.
  • Apertar os punhos o mais fortemente possível. Relaxar. Repetir três vezes.
  • Contrair o rosto, os olhos, os maxilares e a testa de forma muito exagerada. Relaxar. Repetir três vezes.
  • Altear os ombros o mais alto possível. Relaxar. Repetir três vezes. 
  • Cruzar os braços ao máximo apanhando a omoplata direita com o braço esquerdo e a omoplata esquerda com o braço direito. Apertar com todas as suas forças. Relaxar. Repetir três vezes.
  • Cruzar os dedos atrás da nuca. Aproximar os dois cotovelos o mais possível. Relaxar. Repetir três vezes.
  • Cruzar as pernas; colocar o pé direito bem pousado sobre o chão, depois passar o joelho esquerdo sobre o joelho direito. Com a mão direita, apanhar o tornozelo esquerdo e fazê-lo subir o mais alto possível, empurrando o joelho esquerdo com a mão esquerda. Relaxar. Repetir três vezes.

      Fazer o mesmo exercício com a outra perna.

      Para as sequências que se seguem, as mãos são apoiadas de forma plana sobre o corpo e as pontas dos dedos unidas no meio das mãos. Pressiona-se com a ponta dos dedos quando se respira; relaxa-se a pressão quando se inspira.
  • Colocar as mãos sobre a parte superior do peito. Apoiar com força. Relaxar. Repetir três vezes.
       Repetir o mesmo exercício colocando desta vez as mãos sobre o estômago.
  • Colocar o pé direito sobre a cadeira permanecendo sentado. Com as duas mãos, apanhar a perna e aproximar o joelho o mais possível do peito. Apertar com muita força. Baixar a cabeça como se fosse dar um beijo no joelho. Relaxar. Repetir três vezes.
Fazer o mesmo exercício com o outro pé.

  • Apoiar as palmas das mãos uma contra a outra, orientando os dedos para cima, depois empurrar com todas as suas forças como se cada mão quisesse provar à outra que é a mais forte. Relaxar. Repetir três vezes.
  • Pressionando as palmas das mãos uma contra a outra, cruzar os dedos e apertar com todas as suas forças. Relaxar. Repetir três vezes.
  • Por fim, apertar de modo simultâneo todas as partes do corpo: rosto, punhos, ombros, etc. Manter esta posição durante o maior tempo possível. Relaxar. Repetir três vezes.
O facto de aumentar as tensões permite, consequentemente, aumentar o relaxamento.

Se não houver muito tempo disponível e em função do objetivo procurado, poder-se-á rapidamente praticar uma só sequência do exercício em função das necessidades. A passagem das «mãos uma contra a outra» poderá, deste modo, ser utilizada antes ou a seguir a uma atividade gráfica um pouco mais longa, a contração do rosto poderá acontecer antes de uma atividade num canto, etc.

  • As folhas secas
Aliviar a tensão através do grito

Objetivos:
  • Libertar as tensões.
  • Canalizar a agressividade.
Realização:
  • Em tempo seco, quando o solo está coberto por folhas secas.
Organização:
  • Preferencialmente no recreio, sobretudo nas primeiras vezes. Posteriormente, poder-se-á realizar o exercício dentro da sala. As crianças estão de pé. Atenção! Prevenir os colegas das salas próximas: este exercício é muito barulhento!
Desenvolvimento da sessão:

No recreio
  • Propor às crianças que descarreguem as suas energias e atirem folhas secas em todos os sentidos. De seguida, fazer um grande monte de folhas.
  • Reunir as crianças em círculo à volta do monte de folhas. Depois, em grupos de duas ou três, vão buscar braçadas de folhas.
  • Manter firmemente esta braçada de folhas contra si e, ao sinal do educador (que poderá ser, por exemplo, a contagem até 3), atirá-la o mais alto possível gritando muito alto também. É importante respeitar o sinal, pois o facto de gritarem todos juntos liberta muito mais energia do que se cada um o fizer isoladamente. 
           Quando, mais tarde, o exercício for repetido, enriquecer a instrução dizendo:

                   - Atiramos as folhas o mais alto possível, gritamos tanto quanto pudermos e, sobretudo,                       durante o maior tempo possível sem voltarmos a inspirar.

          Repetir este exercício quantas vezes for necessário, porque o objetivo desta atividade é permitir      às crianças que descarreguem as suas energias. Embora algumas crianças fiquem rapidamente              relaxadas, a tensão acumulada por outras crianças necessitará ainda de algumas repetições.

Na sala
  • Pedir às crianças para se colocarem de pé em frente à sua cadeira e depois para se baixarem fingindo apanhar uma braçada de folhas.
  • Contar até 3: cada uma atira então as suas «folhas» o mais alto possível, gritando muito alto e fazendo durar o seu grito o maior tempo possível.
  • Acabar o exercício pedindo às crianças para se alongarem e massajarem o rosto colocando as suas mãos estendidas sobre ele.
     As crianças só muito raramente têm oportunidade de gritar. O facto de o poderem fazer coletivamente provoca uma enorme descarga de energia, deixando-as imediatamente num estado de grande recetividade às aprendizagens.



Espero que tenham gostado das atividades que apresentei. Quero realçar que para cada mês a autora descreveu duas ou mais atividades. Estas devem ser realizadas com a devida sequência apresentada na obra, para que o grau de complexidade aumentado seja o mais correto e adequado à faixa etária. Acho que deveriam adquirir este preciosidade tal como eu fiz através da Wook e consegui melhorar o controlo do grupo com que estagiei.

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