segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Jogos rápidos

Há um livro muito interessante que para além de apresentar jogos muito interessantes também refere a importância destes, as suas vantagens e desvantagens. O livro tem como título "Jogos rápidos Atividades lúdicas de sala de aula 1.º ciclo" (Abreu, 2011). Não é um livro caro (eu tenho-o) e tem muitos jogos práticos e de fácil compreensão podendo ser úteis no estímulo pela aprendizagem. Vou apresentar algumas atividades contidas na obra, para deixar um pequeno cheirinho do quanto ela é interessante.


  • Agora desenha
Interação: Grupos
Materiais: Quadro, papel, giz
Finalidades Educativas: Rever conceitos. Treinar a leitura e a escrita. Desenvolver a destreza manual.
Regras:
         Objetivo: Adivinhar a palavra através do desenho.

  1. Divide-se a turma em grupos.
  2. O professor escreve num papel várias palavras relacionadas com a matéria lecionada.
  3. Um elemento de cada equipa é chamado à vez para ler uma palavra e desenhá-la no quadro.
  4. Quem desenha não pode falar nem fazer gestos, sob pena de ser desclassificado.
  5. A sua equipa tem 2 minutos para adivinhar a palavra.
  6. Os elementos da equipa podem dar várias respostas até acertarem.
  7. Se os membros do grupo não conseguirem adivinhar a palavra dentro do tempo-limite, as outras equipas têm uma oportunidade para o fazer.
  8. Cada palavra certa vale um ponto.
  9. O professor pode ainda propor outras atividades, como explicar conceitos, construir frases com as palavras desenhadas, etc. Por cada resposta certa a equipa ganha um ponto extra.
         Exemplos:
                    Língua Portuguesa: nome (lápis, livro, noite, etc.).
                    Estudo do Meio: corpo humano (estômago, pulmão, etc.).
                    Matemática: sólidos geométricos (cubo, esfera, pirâmide, etc.).

  • Congela
Interação: Individual
Materiais: Música, papel, lápis
Finalidades Educativas: Desenvolver a produção escrita. Praticar a concentração e a destreza motora.
Regras:
        Objetivo: Ficar imóvel quando a música parar.

  1. Todos os alunos têm de se pôr de pé.
  2. O professor explica que vai pôr música a tocar e que os alunos deverão dançar sem sair do sítio nem fazer barulho.
  3. Quando a música parar, os alunos terão de parar completamente.
  4. Quem se mexer senta-se e terá de escrever uma pergunta para colocar aos colegas.
  5. O professor decide o tema das perguntas. Deverá dar um ou dois exemplos de questões possíveis.
  6. Entretanto, os outros colegas continuam a atividade.
  7. Quando só restarem cinco alunos de pé, pára-se a música.
  8. Os colegas sentados colocam, à vez, questões aos finalistas. Sempre que um deles errar, senta-se.
  9. Vence o último aluno a permanecer de pé.
        Exemplos:
                   Língua Portuguesa: Em que tempo está a palavra "comeu"?
                   Estudo do Meio: Qual a capital de Portugal?
                   Matemática: 2x2=?

  • Detetor de mentiras
Interação: Grupos
Materiais: Quadro, giz ou caneta
Finalidades Educativas: Desenvolver o raciocínio lógico. Praticar a leitura.
Regras:
        Objetivo: Descobrir a informação correta.

  1. O professor deve selecionar um texto (por exemplo, do manual) e alterar ligeiramente o seu conteúdo, introduzindo uma ou mais informações incorretas.
  2. Lê depois o texto à turma, que deve prestar muita atenção para descobrir quais são os erros.
  3. De seguida, os alunos discutem em grupo que informações parecem erradas, justificando os seus pontos de vista.
  4. Quem acertar na resposta ou respostas correta (s) ganha um ponto.
  5. Vence a equipa que conseguir mais pontos.
        Exemplos:
                   Língua Portuguesa: Um conjunto de peixes é um bando. (X)
                   Estudo do Meio: Um carnívoro só come peixe. (X)
                   Matemática: Um triângulo tem 5 lados. (X)

  • Ténis
Interação: Grupos
Materiais: 2 mata-moscas
Finalidades Educativas: Desenvolver a destreza motora, a atenção e a concentração.
Regras:
        Objetivo: Acertar na resposta certa "batendo" com o mata-moscas, que funciona como uma raquete de ténis.

  1. Para este jogo de ténis não será necessária uma bola, mas sim 2 mata-moscas, que funcionam como raquetes.
  2. O professor divide a turma, preferencialmente, em 2 equipas (rapazes e raparigas).
  3. Chama depois um aluno de cada equipa ao quadro e entrega um mata-moscas a cada um.
  4. Explica em seguida à turma que vai escrever no quadro respostas par diferentes perguntas relacionadas com a matéria a praticar/rever. As respostas devem ser simples e breves. Quando o professor colocar uma questão, os alunos devem utilizar o mata-moscas para "bater" na resposta correta.
  5. Quem acertar primeiro na resposta ganha 1 ponto para a equipa.
  6. O professor chama depois mais dois alunos ao quadro e faz uma nova pergunta.
  7. Ganha a equipa que obtiver a melhor pontuação.
        Exemplos:
                   Língua Portuguesa: andei, ando - Qual das formas verbais está no presente?
                   Estudo do Meio: águia, sapo - Qual dos animais é uma ave?
                   Matemática: 14, 18 - Quanto é 6x3?


Espero que gostem das atividades! Já as experimentei e obtive resultados muito bons! O livro contém 63 atividades. Para além de ser pequeno a nível de formato e permitir que ande sempre com ele. Julgo que é uma boa aposta para quem estiver com falta de ideias e queira inovar de uma forma lúdica e económica.

Sem comentários:

Enviar um comentário