- Agora desenha
Materiais: Quadro, papel, giz
Finalidades Educativas: Rever conceitos. Treinar a leitura e a escrita. Desenvolver a destreza manual.
Regras:
Objetivo: Adivinhar a palavra através do desenho.
- Divide-se a turma em grupos.
- O professor escreve num papel várias palavras relacionadas com a matéria lecionada.
- Um elemento de cada equipa é chamado à vez para ler uma palavra e desenhá-la no quadro.
- Quem desenha não pode falar nem fazer gestos, sob pena de ser desclassificado.
- A sua equipa tem 2 minutos para adivinhar a palavra.
- Os elementos da equipa podem dar várias respostas até acertarem.
- Se os membros do grupo não conseguirem adivinhar a palavra dentro do tempo-limite, as outras equipas têm uma oportunidade para o fazer.
- Cada palavra certa vale um ponto.
- O professor pode ainda propor outras atividades, como explicar conceitos, construir frases com as palavras desenhadas, etc. Por cada resposta certa a equipa ganha um ponto extra.
Língua Portuguesa: nome (lápis, livro, noite, etc.).
Estudo do Meio: corpo humano (estômago, pulmão, etc.).
Matemática: sólidos geométricos (cubo, esfera, pirâmide, etc.).
- Congela
Materiais: Música, papel, lápis
Finalidades Educativas: Desenvolver a produção escrita. Praticar a concentração e a destreza motora.
Regras:
Objetivo: Ficar imóvel quando a música parar.
- Todos os alunos têm de se pôr de pé.
- O professor explica que vai pôr música a tocar e que os alunos deverão dançar sem sair do sítio nem fazer barulho.
- Quando a música parar, os alunos terão de parar completamente.
- Quem se mexer senta-se e terá de escrever uma pergunta para colocar aos colegas.
- O professor decide o tema das perguntas. Deverá dar um ou dois exemplos de questões possíveis.
- Entretanto, os outros colegas continuam a atividade.
- Quando só restarem cinco alunos de pé, pára-se a música.
- Os colegas sentados colocam, à vez, questões aos finalistas. Sempre que um deles errar, senta-se.
- Vence o último aluno a permanecer de pé.
Língua Portuguesa: Em que tempo está a palavra "comeu"?
Estudo do Meio: Qual a capital de Portugal?
Matemática: 2x2=?
- Detetor de mentiras
Materiais: Quadro, giz ou caneta
Finalidades Educativas: Desenvolver o raciocínio lógico. Praticar a leitura.
Regras:
Objetivo: Descobrir a informação correta.
- O professor deve selecionar um texto (por exemplo, do manual) e alterar ligeiramente o seu conteúdo, introduzindo uma ou mais informações incorretas.
- Lê depois o texto à turma, que deve prestar muita atenção para descobrir quais são os erros.
- De seguida, os alunos discutem em grupo que informações parecem erradas, justificando os seus pontos de vista.
- Quem acertar na resposta ou respostas correta (s) ganha um ponto.
- Vence a equipa que conseguir mais pontos.
Língua Portuguesa: Um conjunto de peixes é um bando. (X)
Estudo do Meio: Um carnívoro só come peixe. (X)
Matemática: Um triângulo tem 5 lados. (X)
- Ténis
Materiais: 2 mata-moscas
Finalidades Educativas: Desenvolver a destreza motora, a atenção e a concentração.
Regras:
Objetivo: Acertar na resposta certa "batendo" com o mata-moscas, que funciona como uma raquete de ténis.
- Para este jogo de ténis não será necessária uma bola, mas sim 2 mata-moscas, que funcionam como raquetes.
- O professor divide a turma, preferencialmente, em 2 equipas (rapazes e raparigas).
- Chama depois um aluno de cada equipa ao quadro e entrega um mata-moscas a cada um.
- Explica em seguida à turma que vai escrever no quadro respostas par diferentes perguntas relacionadas com a matéria a praticar/rever. As respostas devem ser simples e breves. Quando o professor colocar uma questão, os alunos devem utilizar o mata-moscas para "bater" na resposta correta.
- Quem acertar primeiro na resposta ganha 1 ponto para a equipa.
- O professor chama depois mais dois alunos ao quadro e faz uma nova pergunta.
- Ganha a equipa que obtiver a melhor pontuação.
Exemplos:
Língua Portuguesa: andei, ando - Qual das formas verbais está no presente?
Estudo do Meio: águia, sapo - Qual dos animais é uma ave?
Matemática: 14, 18 - Quanto é 6x3?
Espero que gostem das atividades! Já as experimentei e obtive resultados muito bons! O livro contém 63 atividades. Para além de ser pequeno a nível de formato e permitir que ande sempre com ele. Julgo que é uma boa aposta para quem estiver com falta de ideias e queira inovar de uma forma lúdica e económica.
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